quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"El Solitario" Rota dos Santuarios



Depois de não conseguir cumprir o meu objectivo na passada segunda-feira, e por ainda não ter consigo estar com o meu Pai, hoje decidi fazer-me a estrada para ir almoçar com os meus pais a Aver-O-Mar, como a viagem ate la é relativamente curta e porque o tempo ate estava bastante agradável para a pratica da modalidade, la fui eu em direcção ao Sameiro em Braga, mas antes ainda tinha que enfrentar a subida ate as pedreiras de Airao, depois foi rumo a Falperra para depois atingir o cume do Santuario do SameiroO Santuário do Sameiro é um santuário localizado em Braga, cuja construção se iniciou a 14 de Julho de 1863. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Padre Martinho Antonio Pereira da Silva, natural de Semelhe, que em 1871 fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O santuário é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadario, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.” Já no cume foi tempo para uma pausa para abastecer e registar o local, depois da barra no papo foi so curtir, a descida ate a cidade e rumar em direcção a Barcelos para depois apanhar a nacional que me levaria ate Esposende, onde faria outra pausa em dia de romaria S. Bartolomeu do Mar “Segundo a lenda, todos os anos, no dia 24 de Agosto, o diabo - simbolizado num cão atrelado à imagem de S, Bartolomeu - anda à solta, só voltando ao mar quando anoitece. Por isso, durante o dia, as crianças tomam banho nas águas 'puras' e, sobretudo, gélidas do Atlantico a fim de ser curadas de males como medo de estar sozinho a noite, gaguez ou epilepsia.
Além disso, crianças e adultos pegam numa galinha preta ao colo, dão três voltas à igreja de S. Bartolomeu e passam - também três vezes - por baixo do andor florido que se encontra no interior do templo e que à tarde, com o cão atrelado, vai na procissao até à areia, onde é feito o sermão, perante milhares de pessoas que aproveitam para gozar um dia de praia."
depois mais um abastecimento e o registo do local, a todo o pano ate A-Ver-O-Mar onde me esperava um almoço a maneira, e bem precisava já tinha deixado para trás 100km que já se faziam sentir, depois do almoço o cafezinho da praxe e toca andar, mais uma paragem em vila do conde para registar o local e depois foi so pedalar e pedalar ate delaes. Resumindo foram 150km com uma boa media de 26,6km/h nada mau, mas como não fiquei satisfeito e depois de um banho e um lanche a maneira, fui fazer mais 4km a correr com a minha cara metade, estou como um aço, lol.

Nenhum comentário: